México

🏦 CIDADES
Como o voo desce na Cidade do México, vale a pena conhecer essa metrópole. Pesquisando por cachoeiras, achei a região da Huasteca Potosina, no estado de San Luis Potosí, para visitar, hospedamo-nos na Ciudad Valles. Para curtir praia e mergulho, descemos em Cancun, mas preferimos ficar em Playa Del Carmen, pois é (um pouco) menos badalado e mais próximo de Chichen Itzá, Cozumel.

🔄 DINHEIRO, CÂMBIO, GASTOS
Em outubro de 2016:
1 dólar = R$3,31 = 18,33 pesos mexicanos
Mesmo considerando os valores atuais, o país não é caro. O câmbio na Cidade do México é melhor que em Cancun. No aeroporto, há várias casas de câmbio próximas uma da outra, vale a pena pesquisar os valores. Disseram que em Cancun seria tudo em dólar, mas não é assim. 
Média de gastos por dia em pesos mexicanos:
Alimentação $377
Lazer $480
Hospedagem $287 (cada uma das 12 noites)
Carro $473 (por dia com gasolina)

ATRAÇÕES
CIDADE DO MÉXICO - uma megalópole, uma das maiores cidades do mundo, o turismo é urbano: Museu de Antropologia (o maior do mundo), Castelo de Chapultepeq, saída de excursões para as pirâmides de Teotihuacan (80km, há várias agências e hostel que fazem ou fecham o passeio; estas não são as pirâmides das "7 Maravilhas", mas valem a pena).

🏠 HOSPEDAGEM
Cidade do México: o bairro que mais me indicaram é Condesa, perto de facilidades como metrô e comércios, restaurantes, parece nobre, foi tranquilo andar a noite. Ficamos no dormitório do hostel "Stayinn Barefoot Condesa", não valeu a pena porque havia uma balada no telhado, muito difícil dormir. A cama era confortável, o café da manhã era bem simples. Mas foi barato, $164 pesos por noite.

Ciudad Valles: a cidade é pequena e as atrações ficam afastadas (naturalmente, pois são cachoeiras). Ficamos no Hotel Riviera (Rua 5 de mayo 24-A zona Centro), meio antigo, mas com quartos amplos, silencioso, boa cama, bom chuveiro, café da manhã gostoso, próximo de restaurantes. A recepcionista, Angeles, nos ajudou muito com os passeios. $215 pesos mexicanos por noite por pessoa num quarto duplo.

Cancun: as praias não são privadas, mas os hóspedes dos resorts têm acesso privilegiado. Parece que para ficar perto da praia, precisa ficar em resort. Ficamos apenas uma noite, um all inclusive no Beachscape Kin ha Villas & Suites (Blvd. Kukulcan Km 8.5, Cancun, QROO, 77500), por $893 pesos mexicanos. Esse "all inclusive" foi meio enganação, pois existia o "all inclusive padrão" e o "all inclusive total". Havia um restaurante e algumas bebidas apenas para o "total"...

🚌 TRANSPORTE
A Cidade do México é uma das maiores cidades do mundo, o trânsito é congestionado como de outras metrópoles. Não alugamos carro lá. Andamos de Uber e um pouco de metrô. Do pouco que conheci, o metrô parece velho, mas atende bem. Para ir à pirâmide de Teotihuacan, fomos com a van do tour (tem várias agências).

Da Cidade do México para Ciudad Valles fomos e voltamos de ônibus, 8h o trajeto. Normal. Em Ciudad Valles, usamos táxi (dividindo por 4 fica barato) para ir às atrações ou o carro do próprio guia.

Da Cidade do México para Cancun fomos de avião. Em Cancun, alugamos carro para irmos a Playa Del Carmen e rodarmos por Tulum, ir até Chichen Itzá e outros.

🍝 ALIMENTAÇÃO
Quando pensamos em comida mexicana, lembramos de tacos, quesadillas, burritos, Doritos e os recheios como guacamole e frijolles. E é isso mesmo que tem aos montes em todas as refeições. Cuidado com as pimentas! Claro que também se encontra carne e frango. "Paleta mexicana" é coisa de brasileiro, lá a "paleta" é um picolé normal. Em geral, come-se bem e não é caro.

OBSERVAÇÕES, PERIGOS, PERCALÇOS
Em Playa Del Carmen, estacionamos o carro alugado numa rua na lateral de um hotel, não era ermo nem tarde da noite. Ao retornarmos, o carro havia sido arrombado e o banco do passageiro estava retorcido, procuraram coisas no porta malas, mas não havia nada para ser furtado. O seguro do carro foi importante. Fora isso, não senti insegurança em nenhum lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário